Razões para deixar de fumar

Os riscos para a saúde decorrentes do consumo de tabaco estão relacionados com a quantidade de tabaco e o número de anos em que se é fumador. Por este motivo, as vantagens de se deixar de fumar são tanto maiores, quanto mais cedo se verificar o abandono do tabaco.

No entanto, vale a pena parar de fumar em qualquer idade. Parar de fumar reduzi o risco de doença e morte prematura.
Os ex-fumadores gozam de melhor saúde que os fumadores e têm uma melhor percepção do seu estado de saúde.

 

Após 1 ano de abstinência, o risco de doença cardiovascular reduz-se para metade do verificado nos fumadores que continuam a fumar. Após 15 anos de abstinência o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.

O prognóstico e a recuperação dos doentes com doença cardiovascular é notoriamente melhor nos doentes que deixam de fumar, com aumento da taxa de sobrevivência.

Após 5 a 15 anos de abstinência o risco de acidente vascular cerebral iguala o dos não fumadores.

Deixar de fumar reduz os sintomas respiratórios como tosse, produção de expetoração, pieira e infeções respiratórias, como a bronquite e a pneumonia.

Também a taxa de mortalidade nos fumadores com doença pulmonar obstrutiva crónica diminui com o deixar de fumar.

Parar de fumar reduz o risco de cancro. Após 5 anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da cavidade oral e do esófago, diminui para metade, em comparação com o verificado nas pessoas que continuam a fumar.

Após 10 anos de abstinência, o risco de cancro do pulmão diminui para cerca de metade do risco verificado nas pessoas que continuam a fumar. À medida que o tempo de abstinência aumenta, o risco vai diminuindo.